Viajar

Vá visitar os passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva situam-se no Concelho de Arouca, na margem esquerda do Rio Paiva. São 8 km de um passeio repleto de natureza, em pleno distrito de Aveiro, que reabrem já dia 13 deste mês.
O percurso estende-se ao longo das praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se entre estas a praia do Vau. É uma viagem pela Biologia, Geologia e Arqueologia no melhor que estas ciências têm já que ver, ouvir, sentir, tocar e cheirar são possibilidades reais ao percorrer este percurso que se faz “junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa”.
Depois do incêndio que no passado verão destruiu uma parte dos Passadiços do Paiva e assustou os caminhantes que faziam o percurso, a estrutura que permite conhecer Arouca a pé prepara-se para reabrir e encantar.
Os Passadiços do Paiva que abriram em junho passado foram desde logo uma grande atração para a região. O incêndio assombrou este percurso mas foi por pouco tempo já que são muitos os que aguardam a sua reabertura.
A novidade é que agora percorrer os Passadiços do Paiva vai exigir uma pré-inscrição, numa plataforma criada para esse efeito na internet e que já está disponível. Existe ainda um limite diário de visitantes (3.500 visitantes diários). Apenas 1 km será de acesso livre.
Os acessos aos Passadiços do Paiva acontecem pela margem do Rio Paiva podendo iniciar em Espiunca ou no Areinho. O comprovativo da reserva (feito previamente na internet) terá que ser mostrado aos funcionários que controlam as entradas.
Os bilhetes têm o preço único de 1€ e até março o horário é das 9h às 17h. Apenas é permitida a aquisição de bilhetes por pessoas com idade igual ou superior a 16 anos.
Para os residentes no Concelho de Arouca está ainda disponível um Cartão Residente, para maiores de 12 anos. O cartão tem um custo de 2.50€ (isento de IVA) e dá acesso ilimitado aos Passadiços do Paiva, durante 3 anos.
De abril a outubro os Passadiços do Paiva estão acessíveis a partir das 7h30 prolongando-se até às 20h.
É ainda possível fazer visitas interpretadas através de dois operadores – Associação Geoparque Arouca ou Just Come.
Estão disponíveis vários serviços para quem quiser juntar mais aventura a estes Passadiços.
Todos os que visitam os Passadiços do Paiva são ainda convidados a conhecer o restante território Arouca Geopark, reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *