Saude

10 dicas para evitar as gripes

O Verão já faz parte do passado e o tempo já está a arrefecer. Não tarda as gripes comuns estarão de novo aí à porta, mas estas não precisam de ser uma inevitabilidade. Aqui ficam 10 dicas para evitar as gripes com sucesso este Inverno.

Evite infecções de familiares e amigos
Esta é a forma mais comum de contrair uma gripe. Se alguém lá em casa ou no trabalho apanha uma gripe, o perigo para si aumenta. Já sabe que deve evitar beijos ou respiração próxima e deve ter cuidado principalmente com as crianças pequenas, que facilmente levam objectos à boca.

Use toalhas de papel em casa
Se alguém em sua casa ficou constipado, todos devem usar toalhas de papel na casa de banho e cozinha. Os vírus conseguem sobreviver em toalhas de pano muitas horas depois de a pessoa ter limpado a cara nela, por isso este cuidado é muito importante.

Lave as mãos com frequência
Esta é uma das melhores medidas preventivas contra a gripe. No nosso dia-a-dia tocamos em imensos objectos e superfícies que são tocadas por muitas pessoas, como maçanetas, teclados, telefones, etc. Ganhar o hábito de lavar as mãos com frequência vai manter os germes afastados e diminuir a hipótese de ser infectado.

Deite lenços fora depois de os usar
Se você ou alguém com quem convive estiver constipado, os lenços que usa devem ser deitados fora depois de usados. Deixá-los numa mesa ou cama vai contaminar essa superfície e aumentar o risco de contágio por outra pessoa.

Mantenhas as superfícies da sua casa limpas
Se existe uma gripe lá em casa, é muito importante manter as superfícies limpas, especialmente maçanetas, puxadores das gavetas, teclados, telefones, comandos de televisão, etc. Os vírus sobrevivem durante várias horas nestas superfícies pelo que estes objectos são as fontes de contágio mais comuns num lar.

Mantenha os brinquedos dos seus filhos limpos
Tão importante como limpar estas superfícies pode ser para os adultos, no caso das crianças é importante manter limpos os objectos que ela mais usa, nomeadamente os seus brinquedos.

Evite tocar na sua cara
Se contrair uma gripe, será provavelmente através da sua boca, nariz ou olhos. Deve por isso perder o hábito de tocar muito na cara, especialmente em locais públicos ou se tem alguém doente em sua casa ou no trabalho.

Fumar aumenta a frequência de gripes
O fumo dos cigarros, quer seja você o fumador ou esteja sujeito a fumo passivo, contribui para a irritação das vias respiratórias, tornando-as mais vulneráveis a infecções. Se é fumador, tente fumar menos em alturas de maior vulnerabilidade.

Mantenha um estilo de vida saudável
Esta forma de prevenção é indirecta, mas pessoas que levam um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercício físico e sono em dia têm habitualmente um sistema imunitário melhor preparado para lidar com infecções.

Controle o stress na sua vida
Existem estudos que demonstram que o stress emocional enfraquece o sistema imunitário tornando as pessoas mais susceptíveis a apanhar um gripe do que pessoas que conseguem estar mais calmas no dia-a-dia.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *