Viajar

Sintra a terra dos contos de fadas

A vila de Sintra e toda a zona circundante são uma das zonas mais bonitas de Portugal. Esta vila pitoresca tem de tudo um pouco: história, tradição, palácios antigos, grandes quintas, florestas luxuriantes e algumas das praias mais bonitas do país.
Esta beleza nunca passou despercebida e Sintra sempre foi um local de residência da realeza e nobreza nacionais e estrangeiras, restando hoje uma série de palácios e grandes propriedades para nos relembrar desta história, como o Palácio da Pena, o Palácio Nacional, a Quinta da Regaleira ou o Parque de Monserrate. Também grandes escritores e directores de cinema se renderam à beleza de Sintra, que é palco de grandes histórias da literatura e do cinema. O grande poeta inglês Lord Byron classificou Sintra como o “Glorioso Éden”.
Centro histórico e os seus jardins
O centro histórico da vila de Sintra é um enorme museu, repleto de museus, lojas de antiquários, cafés de estilo antigo e muitas ruas e ruelas que quase nos transportam para séculos passados. Muito perto do centro estão os jardins do Tivoli Palácio de Seteais, o conhecido hotel de luxo, bem como o Parque de Monserrate ou o Convento dos Capuchos que data do século XVIII.
Palácio Nacional
Também se impõe uma visita ao Palácio Nacional, o único palácio real medieval português que ainda se encontra intacto. Ao longo dos séculos o palácio foi sofrendo várias influências, tendo hoje características arquitectónicas mouriscas, góticas e manuelinas. No seu interior está uma bela colecção de tapeçarias, azulejos orientais, ornamentos e mobílias cheias de história e conferindo ao palácio uma beleza ímpar.
Palácio da Pena
O grande símbolo da serra de Sintra é sem dúvida o Palácio da Pena. Este original palácio é considerado uma das referência da arquitectura portuguesa, fazendo lembrar os palácios dos contos de fadas graças à forma como consegue fundir diferentes estilos na sua concepção (estilo manuelino, gótico, mourisco e indiano, tudo num só). Construído no século XIX, o Palácio da Pena é Património da Humanidade da UNESCO e é um local de visita obrigatória.
Quinta da Regaleira
Bem no centro de Sintra está a Quinta da Regaleira, também considerada Património Mundial da UNESCO. Mandado construir no início do século XX, este parque é considerado um dos melhores projectos arquitectónicos nesta área, sendo uma das obras de referência do italiano Luigi Manini. Para além da beleza dos jardins, da sua fusão de estilos e da capela que estão à vista de todos, a Quinta da Regaleira alberga também a misteriosa escadaria em espiral que mergulha para o interior da terra ligando-se a uma rede de grutas que faz a delícia dos visitantes.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *