Comida

Cozido à Portuguesa

Ingredientes
Para 6 a 8 pessoas:
1 kg de carne de vaca
1 chispe
1 orelheira
1 chouriço de sangue (negrinho)
1 chouriço de carne
1 farinheira
200 g de toucinho entremeado
1 morcela de arroz
1 couve portuguesa
1 couve lombarda
2 nabos
4 cenouras
6 batatas
5 dl de feijão branco
450 g de arroz
300 g de pão hortelã sal

Preparação

1.Numa panela grande cozem-se com água o chispe, a orelheira, o toucinho e a carne de vaca. Quando as carnes estiverem quase cozidas, juntam-se os enchidos picados com palitos de madeira (para não rebentarem).

2.Depois de tudo cozido, tiram-se as carnes para outro recipiente, regando-as com um pouco de caldo. Retira-se o caldo necessário para fazer o arroz, que deverá ser solto. Regra geral, o caldo deve ter duas vezes o volume do arroz. Entretanto, têm-se já preparadas as hortaliças.

3.Introduzem-se na panela, primeiro as cenouras e os nabos, depois as couves e, finalmente, as batatas. À parte tem-se cozido o feijão branco. Escorre-se e mantém-se quente, regando-o com um pouco do caldo do cozido. Depois de cozidas as hortaliças, retiram-se do caldo.

4.Corta-se o pão para uma terrina, espalham-se por cima raminhos de hortelã e rega-se com o caldo. O cozido serve-se colocando o arroz no centro da travessa.

5.Enfeita-se com os enchidos cortados ás rodelas. À volta dispõem-se as carnes cortadas, alternadas com montinhos de couves, cenouras, nabos, batatas e feijão branco.

sal

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *