Dinheiro

Saiba como recuperar a senha das Finanças

Estamos em plena época fiscal, e este ano a entrega da declaração de IRS tem de ser feita online. Saiba aqui como recuperar a senha das Finanças.

O período de entrega de declarações do IRS arrancou no passado domingo, dia 1 de abril. Tem até 31 de maio para o fazer, e a grande novidade é que este ano a submissão online tornou-se obrigatória. Precisa mesmo de ter a sua senha do Portal das Finanças durante todo o ano para cumprir obrigações fiscais, mas agora mais do que nunca. Se a perdeu, saiba aqui como recuperar a senha das Finanças.

Note que, a partir do momento em que pede uma nova senha, a anterior perde o efeito, mesmo que a encontre. E não é só para a entrega do IRS que precisa da sua senha. Ter acesso à sua página no Portal das Finanças permite-lhe fazer a validação de faturas no sistema e-fatura, o pagamento do IUC e do IMI, o envio das declarações de IVA, acesso aos recibos verdes electrónicos caso seja trabalhador independente, etc.

PORTAL DAS FINANÇAS
Pode fazer o seu pedido de recuperação de senha no próprio portal. Para isso, basta indicar o NIF (Número de Identificação Fiscal) nesta página do Portal. A fazer este pedido de remissão, vai-lhe ser enviada uma nova senha, pela Autoridade Tributária e Aduaneira, para o domicílio fiscal. Estima-se que o prazo de receção da carta é de 5 dias úteis, no máximo.

CÓDIGO SMS
Outra modalidade lançada no ano passado, e que responde mais rapidamente à questão de recuperar a senha das Finanças, é por telemóvel. Contudo, está obrigado a ter o número de telemóvel registado e associado a si no Portal. Quando houve o primeiro registo, a validação do e-mail era obrigatória. Se tiver validado também um número de telemóvel nacional, pode reaver a sua senha muito mais rápidamente, caso a perca.

Ao aceder ao pedido de recuperação de senha na página inicial da Autoridade Tributária e Aduaneira, e preencher os dados pedidos, pode optar pela opção código SMS. Desta forma recebe no número de telemóvel indicado as instruções para a definição da nova senha, numa questão de instantes. Atenção que tem de responder à questão de segurança e tem apenas 5 minutos para atuar e mudar a senha.

PRESENCIALMENTE
Ao deslocar-se a um balcão das Finanças, pode pedir ajuda para tratar deste problema pessoalmente, sendo que a solução mais comum é ser-lhe atribuída uma senha temporária. Com esta senha, dispõe de 5 dias úteis para alterar no Portal e pedir uma senha nova.

Texto elaborado a 07 de Abril de 2018, por E-konomista.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.