Geral Saude

Novo teste detecta covid-19 em apenas um minuto

Foi desenvolvido um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto, por cientistas da Universidade Ben-Gurion em Israel.

O novo teste funciona de forma semelhante a um alcoolímetro (apito), através da expiração e deteta a presença do novo coronavírus em apenas um minuto.

O paciente só tem de soprar no dispositivo para fazer o teste. O aparelho conta com um chip eletrónico equipado com milhares de sensores que indica a presença, ou não, do novo covid 19, graças às suas propriedades óticas e eletromagnéticas que avaliam as partículas presentes na respiração.

O resultado positivo ou negativo é obtido através de um servidor em nuvem, que recebe automaticamente os resultados e os deposita num banco de dados à disposição das autoridades sanitárias.

Este novo teste para a covid-19 foi testado em 120 pacientes e apresentou uma taxa de sucesso em 90% dos casos.

As principais vantagens deste novo método são a precisão, a rapidez e o custo, sendo que o valor estimado para cada avaliação ronda os 50 dólares. Além disso, o processo dispensa o manuseio de amostra ou uso de reagentes, uma mais-valia para os profissionais de saúde na linha da frente ao combate à pandemia.

Para os pacientes, este teste é muito cómodo e pouco invasivo, já que dispensa a zaragatoa característica do teste PCR, que é inserida na cavidade nasal para recolher amostras do fundo da garganta. O novo teste em forma de “apito” poderá ser utilizado em aeroportos, cruzeiros ou até para monitorizar a entrada de trabalhadores nas empresas.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.